Fotos e textos por: Luciana Andrzejewski
A seguir o resultado do relatório que fiz lá para o trabalho…
Antes de apresentar as 4 macrotendências do SENAI, vale lembrar que a WGSN ( que é um canal pago que gera conteúdo de moda, arte e todas as informações mais atualizadas que acontece no mundo) apresentou em janeiro três fortes tendências para 2012 :
1) Primal futurism: funde o original, o primitivo e o tecnológico. Em outras palavras: é um homem das cavernas vivendo nos dias de hoje. Na moda isso se reflete no mix científico: formas de casulo com tecidos tecnológicos ou com brilho.
2) Cinematic: essa é mais do que uma tendência: é trabalhar o seu estilo. Uma frase define bem: “estilo é substância”. Ou seja, é o estilo pelo estilo. É uma ideia de nostalgia, um retrô sofisticado que retoma uma imagem do passado. O tom é o de uma cartela de cinema com cores saturadas e tons pastel nostálgico, sempre com luz.
2) JPEG gen: segundo a pesquisa, o esperado é que daqui a cinco anos as pessoas passem a ver o design de uma outra forma. Isso porque as colagens que fazemos com nossas fotos (e que publicamos online), e ferramentas como os botões de “like” do facebook nos sites formam uma nova linguagem visual. O resultado disso na moda é o do inesperado, além de looks com a ideia da edição. O quer dizer: você seleciona só as melhores peças, mantendo a espontaneidade e o divertimento. Mais: o WGSN define como: originalidade versus adaptação, minimalismo versus visual sobrecarregado, consumo versus produção, estoque versus reciclagem, anonimato versus identidade e celebração versus ironia.
1ª Macro Tendência – Senai Moda / preview Inverno 2012:
Neosurrealismo/Primal Futurism
O SENAI, apresentou suas macrotendências em cima das referências da WGSN, ou seja, a volta a origem. O primeiro tópico comentando, por eles fala sobre “Eu prefiro vestir uma história incrível”.
A decodificação desta primeira tendência remete ao aspecto afetivo do vestuário em si, não a roupa pela roupa, mas a roupa pelo que ela nos diz, ou representa. O que já vem acontecendo com grandes marcas como Ralph Lauren, Dolce & Gabbana e Dior.
Segundo, Carol Fernandes, o neosurrealismo trabalha a questão da emoção.
A memória e vivência daquela peça é um estímulo à expressão individual por meio do vestuário. Usar uma roupa com design e características de “usada” significa definir-se como um “connoisseur”, ou seja, um profundo conhecedor da moda. Essa idéia é cada vez mais reforçada pela mídia e uma proliferação de guias especializados passam a oferecer conselhos sobre como usar, onde comprar, como combinar modelos usados.
Kate Moss, vem sendo a principal influência para a adoção generalizada do Vintage, sua coleção para a rede de lojas Topshop baseia-se em elementos icônicos de seu próprio guarda roupa vintage.
Agregar valores aos produtos é a principal essência da experiência vintage, é uma necessidade que as marcas e designers tiveram que se adaptar para acompanhar e contemplar a clientela que procura diferenciar-se, criando uma identidade própria, sendo que esta versão mais “higienizada” , de butique, também refletem no preço final do produto.
Ainda, dentro desta história da volta as origens, existe também o rompimento das barreiras entre os sexos – a androginia, que o SENAI “batizou” de hiper realismo ou “brincadeira de meninos” sendo que desta vez o homem é que “vai” ao armário da mulher , buscar as referências femininas, sem nenhum tipo de conceito pejorativo. É uma geração andrógina, mais tolerantes com as diferenças.
Um dos principais exemplos desta androginia na atualidade é o modelo Andrej Pejic.
2ª Macro Tendência – Senai Moda / preview Inverno 2012:
Vício do Exagero/Cinematic
1ª) Caminhos da mente, entender o que o outro deseja, decifrar o mistério da mente, os prazeres proibidos.
2ª) O hype do brega, o romper com a modernidade, tratando os ritmos regionais como vanguarda.
3ª) Patrulha do politicamente correto – cuidado com o que você fala… Exemplo citado: Comercial da Dove
Um anúncio da Dove nos Estados Unidos teria conotações racistas: a peça em questão divulga o “Dove VisibleCare” e traz uma imagem com três garotas: uma negra, uma com feições latinas e uma branca – nesta ordem. Atrás delas há duas placas; a da esquerda, identificada com um “antes”, mais avariada que a da direita (“depois”). Só que abaixo do “antes” está a negra, o que criou a impressão de “evolução” de uma cor à outra. Na assinatura, o anúncio informa que ao usar o produto a cliente terá uma “pele visivelmente mais bonita”.
Este anúncio provocou mal estar, e a Dove, teve que vir a público para se desculpar, a pergunta que fica é: será que realmente foi essa a intenção? O que aconteceu depois, é que eles refizeram a propaganda invertendo a ordem das modelos.
4ª) Celebrando com a realeza, corrida pela informação – com exagero, sem limite.
5ª) Melancolia poética, o novo pensar sobre as coisa que se passam no mundo e ao nosso redor, introspecção.
6ª) Agora é a vez das pessoas, acreditar no outro, exemplo citado: propaganda da Coca-Cola – Os Bons são Maioria
7ª) Resposta ao vício do exagero, preocupação com a saúde, auto ajuda – Mente sustentável – o novo pensar.
3ª Macro Tendência – Senai Moda / preview Inverno 2012:
Curadoria Digital/Jpeg gen
1ª) Social Marketing – mercado conduzido por pessoas, redes sociais , convergem para a auto promoção, sites especializados em conhecer cada vez mais o cliente, transformação de apps em negócios, foco não só no cliente mais na sua rede. Conhecer a pessoa por completo não só o que ela passa, decifrar, ir além do seu estereótipo. Conexão imediata com o consumidor, conhecer mais o cliente. Linha do tempo da carreira, Clouds Connection LinkedIn. The end of the wallet as we know, ou seja, o fim das carteiras ou dos cartões de créditos, os clientes com smartphones Blackberry e iPhone agora podem baixar um aplicativo para fazer compras e pagar direto com o celular.
O resumo desta macro tendência é a conexão direta com o consumidor, baseia-se na rapidez e na heterogeneidade, do qual o público consumidor participa mais do que nunca. Essa transformação é facilitada pela inovação tecnológica e aumenta ainda mais o ritmo da movimentação dos negócios, ou seja, a “conexão” nada mais é do que já estamos bem acostumadas: twitter, facebook, youtube, etc…, tudo gerando informação para ser consumida instantaneamente.
4ª Macro Tendência – Senai Moda / preview Inverno 2012:
Santuário Primitivo/Primal Futurism
1ª) Gênese, busca da esperança, santuário primitivo
2ª) Natureza gráfica, escapismo / Iris Van Herpen
Iris Van Herpen, estilista holandesa nascida em 1984, estudou Design de Moda na Holanda, e foi estagiária de Alexander Mcqueen. As criações de Iris misturam diversos elementos além da moda, eles mais se parecem com arte, são verdadeiras esculturas. Também englobam arquitetura e muita tecnologia. Algumas peças precisam ser desenhadas e feitas à laser por causa dos formatos. Dificilmente o resultado seria obtido à mão. Porém, em boa parte do trabalho, ela gosta de combinar o uso de artesanato e tecnologia.
3ª) Santuários – composição única
4ª) Natureza Selvagem
5ª) Retorno ao básico, ao simples, a infância / origem
6ª) Solidão – Levi Van Veluw
Por um lado, essas obras apresentam-se como uma continuação da abordagem formal van Veluw para auto-retrato, com a sua preocupação para o padrão de materialidade e de textura. No entanto, eles são simultaneamente peças muito pessoais. As estruturas repetitivas recordam os jovens e suas tentativas obsessivas para obter o controle sobre sua vida. Luz e de cor escura a tonalidade dominante destas peças são claustrofóbicas e sombria exalando uma sensação de solidão. O artesanato meticuloso e material de alta qualidade com a qual todos os cantos e recantos passado é coberto, o resultado de uma série de obras que também são altamente estéticas.
E-commerce, novas plataformas de venda, e também sobre nostalgia, essa história de resgatar o DNA da marca, reeditar coleções passadas, enfim, revirar o baú, são as três tendências mais fortes que devem aparecer no próximo ano a partir das macrotendências apresentadas no preview Inverno/2012 do Senai.
Para decodificar esta informação, eles dividiram em 5 perfis o Inverno 2012, que norteiam os estudos que servem de base para os empresários do setor, a começar:
1ª) Contemporâneo:
- Seletista – olhar apurado, gosto pelas artes
- Cor com intensidade – azul
- Forma limpa
- Volumes esculturais – com contraponto
- Pureza geométrica – bicolor, efeito ótico, círculos transparentes – Stella McCartney
- Paisagens soturnas
- Retornos de pontos da história / memória social
- Listras metalizadas
2ª) Romântico:
- Inspiração em Chanel, originalmente anos 20
- Rosa seco
- Contraste de materiais
- Laços deslocados
- Gola Vitoriana ou redonda
- Inspiração anos 30
- Botões
- Volume nas mangas
- Plissados
- Estampa inspirada em papel de parede
- Vestidos florais – folk
3ª) Esportivo:
- Degradês tons vermelho e laranja – contrapondo com azul (pano de fundo)
- Jaquetas – diferencial golas que envolvem
- Sobreposição
- Ponchos
- Peça única
- Estampa – Sonia Rykiel
4ª) Sensual:
- Inspiração anos 30/40 Marlene Dietrich
- Vermelho crepuscular, tom do perfume da Dior
- Chapéu Fedora
- Androginia
- Destaque para os ombros e cintura
- Renda negra ou dourado total
- Fendas, decotes
- Peles coloridas – destaque Cobra
- Estampa deslocada – direcionamento do olhar /foco
5ª) Irreverente:
- Androginia – menino na vez de menina / inversão
- O que o povo da passarela quer passar e o que queremos?
- Bolsa para caçada – Boy (nome do namorado de Chanel)
- Peça única e divertida
- Essência do exagero
- Marcar a importância da natureza
Resumo do resumo: A editora de varejo do bureau de tendências WGSN, Allyson Rees, veio ao Brasil e montou uma lista de peças indispensáveis para o guarda-roupa da próxima estação e, de quebra, antecipou algumas para usar no próximo inverno:
Peças indispensáveis do verão 2012:
- Saia longa
- Vestido cargo
- Uma peca para montar um look color blocking, minimalista (de uma cor só), bicolor ou tricolor – pode ser vestido túnica, blusa ou calça
- Bolsa em cores fortes
- Vestido branco, de preferência em renda
Peças que você vai querer usar no inverno de 2012:
- Jaqueta/casaco de pele colorido, em dois tons – como as do desfile da Gucci e Diane Von Furstenberg
- Capa ou poncho – como os do Alexander Wang ou DKNY
- Peças em lamê para as festas – Marc Jacobs e Jil Stuart
- Bolsa box – como Marc Jacobs
- Conjunto de blazer com saia (de preferência plissada)
Além das 3 tendências mais fortes que devem aparecer no próximo ano, o estudo do WGSN apresenta ainda dez fatores culturais que acreditam que sentiremos a diferença num prazo de cinco anos.
1. Tudo mais inteligente: os aparelhos de casa (da tv a geladeira) será conectado a internet. Ou seja: queremos interagir ainda mais com a tecnologia! E o resultado disso será a transformação do nosso consumo e do nosso jeito de pensar, por conta de uma grande mudança no estilo de vida.
2. App designers: os gadgets da Apple viraram os gurus. O que isso quer dizer? Todos esses equipamentos e seus programinhas acabam por até gerenciar nossas vidas.
3. Futuro do dinheiro: sim, até a moeda virar digital. O que parece estranho, não é? Mas basta pensarmos quanto usamos os cartões de débito e crédito e transações online.
4. Futuro da privacidade: sim, nós colocamos todas as nossas fotos na internet, principalmente em álbuns no Facebook. Mas sabe qual é a tendência? É a de cada vez mais restringirmos esse conteúdo só a quem é amigo mesmo.
5. Cuidando da saúde: que tal deixar a saúde em dia sem ir ao consultório? Parace estranho? Que nada! Sabia que iPhone tem até um programa para contar os batimentos cardiacos?
6. O novo avant garde: a tendência cultural mais forte (e que já podemos sentir com ações como a do Art Projetc) é a quebra da distância entre arte e público.
7. Killer personalization: para o mundo externo é o parecer um num dia, outro no outro dia. Mas entre quem convive com você, é a conexão pessoal mais forte.
8. Futuro do transporte: as cidades devem começar num futuro próximo a repensar o sistema aéreo e as redes de trens. O que nos mostra que por aqui ainda falta muito não?
9. Protestos: o esperado é que as pessoas demonstrem com ainda mais força a frustração política e social com protestos fortíssimos.
10. Escapar do escapismo: ou seja, ir em busca do auto conhecimento. É a busca do quem somos e quem queremos ser.
Dados Técnicos Senai Moda:
O SENAI Moda e Design apresentou uma prévia, na 18ª Edição do Rio à Porter, no dia 31/05/2011 das macrotendências de comportamento e consumo para o inverno 2012 por Valéria Delgado e Carol Fernandes, respectivamente coordenadora de design e estilista do Senai Moda e Design.
Neosurrealismo: design mais emotivo, com retorno do lúdico,culto do estranho (segredo, mistério) hiperealismo detalhes
Vício do exagero: olhar com lente de aumento, o hype do brega, a melancolia poética, ações desproporcionais, o novo pensar sobre saúde e auto-ajuda.
Curadoria Digital: rede social com o social marketing (mercado conduzido por pessoas, não por marcas), escolha de informações conexão imediata com o consumidor e aplicativos em negócios.
Santuário Primitivo: se inspira na natureza, busca de santuários, natureza gráfica, retorno ao básico valorização da simplicidade.
As informações são resultado do trabalho de uma equipe de profissionais do programa de gestão do design do Senai Nacional, cuja coordenação técnica está a cargo do Senai do Rio de Janeiro. O conteúdo, que é ferramenta importante para a indústria têxtil e de confecção, estará no Caderno Perfil do próximo semestre, publicação editada pelo programa de gestão.
Imagens Relacionadas:




muito interessante sua aboradagem e pesquisa. vale como reflexão sobre o q andamos vestindo e o q vestiremos, mesmo parecendo q não queiramos seguir nenhuma tendencia, é sempre assim q funciona: o meio influencia mais do que percebemos e quando nos damos conta, estamos refletindo aquilo q nosso coitidiano nos apresenta de mais intuitivo e valorizante.Parabéns.
CurtirCurtir
Realmente, hoje em dia eu vejo a moda muito mais como uma questão filosófica do que estilo por estilo. A questão da representação social é um tema bem interessante para abordar na moda… vc foi a iniciação desse processo…
CurtirCurtir
obrigada, mas eu só abri a janela…e vc achou o horizonte…
CurtirCurtir